Notícias de saúde

Alergia ocular: tratamentos adequados para cada região

27 de abril de 2007 (Bibliomed). Os sintomas alérgicos constituem achados freqüentes no cotidiano da prática médica. A cada dia, o número de pacientes que apresentam essas manifestações aumenta significativamente, em decorrência de um elevado contingente de fatores, entre eles, o aumento da poluição do ar. Segundo a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, somente nos EUA existem 22 milhões de indivíduos, que apresentam alergia ocular sazonal e cerca de 35,9 milhões, que apresentam rinite alérgica.

De acordo com informações a serem apresentadas no Simpósio Educacional Eye World, na cidade de San Diego, no final de abril e início de maio deste ano, as alergias oculares são situações comumente encontradas, estando relacionadas muitas vezes à região na qual vive o paciente que as apresenta. Apesar disso, as causas específicas dessas manifestações ainda não estão bem definidas e o tratamento empregado varia de acordo com cada localidade.

Os sintomas oculares de alergia são principalmente a coçeira, a vermelhidão, e o lacrimejamento. Os fatores normalmente envolvidos no desenvolvimento dessas manifestações são a falta de umidade do ar, associada à liberação de grande quantidade de pólen, em determinadas localidades em algumas épocas do ano e a outros componentes que causam alergia, como fungos, pêlos de animais, baratas, poeira, etc. Segundo os alergistas, qualquer fator capaz de causar alergia pode dar sintomas oculares. Apesar disso, não é muito freqüente a presença de diversas manifestações alérgicas ao mesmo tempo. Normalmente, a queixa se dará em relação a um sintoma em especial (por exemplo, sintomas nasais ou oculares).

De acordo com os especialistas, é de fundamental importância para a instauração do tratamento a diferenciação entre um irritante, como a poluição, e a verdadeira alergia. Dependendo da situação, interconsultas entre oftalmologistas e alergistas devem ser realizadas. Medicação via oral, assim como remédios capazes de causar imunossupressão por um período prolongado, como a ciclosporina, também podem ser prescritos. Entretanto, a utilização desses medicamentos varia de acordo com os sintomas alérgicos predominantes em cada região, nas diferentes épocas do ano.

Fonte: Eye World Educational Symposia; San Diego April 27 – May 2, 2007

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários