Notícias de saúde

Álcool e drogas em vítimas de acidentes pioram seu prognóstico

26 de abril de 2007 (Bibliomed). O número de acidentes e lesões traumáticas encontra-se em elevada ascensão. Violência, cotidiano estressante, abuso de substâncias, discrepâncias sociais, são fatores envolvidos.

De acordo com dados estatísticos, a intoxicação concomitante por álcool e/ou drogas é fato prevalente, entre os indivíduos vítimas de trauma. A implicação desse fato, no manejo desses pacientes, ainda não está bem esclarecida.

Um estudo publicado no Journal of Trauma- Injury Infection &Critical Care, em março (2007) procura demonstrar quais os efeitos do álcool e outras substâncias, ou mesmo a interação desses dois fatores, no desenvolvimento de complicações hospitalares em relação às vítimas de trauma.

Durante 5 anos os autores do estudo avaliaram vítimas de trauma com pontuação ³ 12, de acordo com o ISS (Injury Severity Score), quanto ao uso concomitante de álcool e /ou outras drogas. Os pacientes que tiveram essas substâncias detectadas foram comparados a outros, cujos resultados foram negativos, em relação à ocorrência de complicações.

A intoxicação por álcool ou por outras substâncias isoladamente, não apresentou alteração significativa, quanto à gravidade ou quanto ao número de complicações, comparativamente aos indivíduos que não utilizaram essas substâncias. Entretanto, quando se analisou isoladamente o grupo que consumia álcool ou drogas, notou-se um maior número de casos graves e também uma elevação da incidência de casos de pneumonia com necessidade de ventilação mecânica.

Esses resultados alertam para a intensificação dos cuidados dos pacientes vítimas de trauma e intoxicação de substâncias. Além disso, realçam a necessidade de programas de prevenção, contra o uso abusivo de drogas.

Fonte: Journal of Trauma-Injury Infection & Critical Care; 62(3):755-758 (March 2007).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários