Notícias de saúde

Libido na menopausa: mudanças hormonais e na sexualidade

23 de abril de 2007 (Bibliomed). No momento da transição para menopausa e na menopausa especificamente, o corpo da mulher modifica-se em decorrência das mudanças hormonais.

Um estudo publicado pelo Obstetrics &Gynecology no início deste ano e produzido por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, procurou avaliar a influência da dinâmica hormonal na sexualidade, no período de transição para a menopausa.

Mulheres participantes do Penn Ovarian Aging Study foram avaliadas anualmente, por um período de 3 anos, em relação às taxas de seus hormônios (estradiol, FSH, LH, testosterona, sulfato de dehyroepiandrosterona [DHEAS], entre outros) e índices antropométricos, além da sexualidade, por meio de questionários específicos, como o Female Sexual Function Index.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores demonstraram que a função sexual diminui com o avançar do estado de menopausa, sendo que as mulheres em pós-menopausa apresentaram 2,3 vezes mais chances de apresentar disfunção sexual, comparadas com as mulheres que se encontram no período pré–menopausa. Alguns fatores relacionados a esse fato foram: diminuição hormonal (DHEAS), ausência de parceiro sexual, ansiedade e filhos com idade maior que 18 anos residindo com os pais. Diminuição da lubrificação, do orgasmo e aumento da dor foram aspectos que apresentaram efeitos negativos quanto à sexualidade na menopausa.

Observa-se, portanto, que vários fatores interferem na sexualidade da mulher durante o período de transição para a menopausa. A abordagem desse assunto por médicos da atenção primária, assim como por especialistas. deve ser feita de forma a melhorar a satisfação das pacientes durantes durante esse período.

Fonte: Obstetrics & Gynecology 2007; 109: 831 – 840

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários