Publicidade

Notícias de saúde

Estudo comprova que propaganda induz ao hábito de fumar

26 de março de 2007 (Bibliomed). O hábito de fumar é adquirido geralmente na adolescência. Sabe-se que o cigarro é composto de uma série de substâncias tóxicas ao organismo, capazes de provocar um grande número de doenças. A atitude rebelde, própria dos adolescentes, poderia ajudar a explicar o motivo destes iniciarem o tabagismo, mesmo tendo consciência dos malefícios do fumo, porém outros fatores também estão implicados nesta situação.

Um grupo de pesquisadores norte americanos publicou um estudo na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, em Março de 2007, no qual procuraram avaliar a influência dos meios de entretenimento (cinema e televisão), na indução do hábito de fumar dos adolescentes. Os autores afirmam que tais meios costumam veicular imagens de pessoas jovens e saudáveis fumando.

Os resultados apresentados revelaram que os adolescentes de raça branca, possuíam uma maior predisposição a iniciar o consumo de cigarro, quando expostos em excesso a filmes que mostravam jovens fumando. Além disso, entre estes adolescentes, o risco de se tornarem fumantes foi maior entre os que possuíam televisão dentro do quarto, em comparação com os que não tinham televisão no ambiente de dormir.

Os adolescentes da raça negra parecem não sofrer tal influência, uma vez que não foi demonstrada associação entre a aquisição do hábito de fumar e a freqüência com que assistiam filmes ou programas televisivos, que insinuavam o consumo de cigarros pelos atores.

Assim, os autores concluem que a população jovem deve ser adequadamente informada dos riscos implicados no consumo de fumo, bem como se deve inibir a veiculação de propagandas que associem o tabagismo com vitalidade e boa saúde, o que é totalmente falso.

Fonte: Arch Pediatr Adolesc Med. 2007; 161 (3): 260 – 268 (March).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: