Notícias de saúde

Cirurgiões que jogam videogame são mais hábeis

16 de março de 2007 (Bibliomed). Os videogames são considerados como brinquedos de crianças. Entretanto, apesar de inúmeras críticas contra o uso excessivo desse tipo de diversão, alguns estudos têm demonstrado que jogar games eletrônicos pode ser útil para cirurgiões que operam por videolaparoscopia (um tipo de cirurgia que é feita com instrumentos delicados, com pequenos cortes e que é projetada para um vídeo por meio de uma câmera).

Um artigo publicado no Archieves of Surgery, em fevereiro (2007), traz os resultados da pesquisa feita na Universidade Estadual de Iowa / EUA, sobre o tema. Os pesquisadores avaliaram as habilidades, em cirurgias vídeo – assistidas, de cirurgiões com passado de jogar vídeo games e aqueles que nunca jogaram.

Trinta e três cirurgiões foram avaliados, incluindo 21 residentes. Todos já haviam em algum momento realizado alguma cirurgia vídeo – assistida e estavam participando de um workshop sobre laparoscopia.

58% dos cirurgiões disseram que já jogaram vídeogames em suas vidas (por volta dos 8 anos de idade), sendo que desses, metade jogava pelo menos 3 horas por semana.

Durante a avaliação, foram analisadas a habilidade e a destreza destes médicos, através de testes que não envolviam pacientes. Aqueles que jogavam mais de três horas de videogame por semana, tiveram maior velocidade e acurácia, comparativamente aos que nunca tiveram esse tipo de divertimento. Todos os participantes foram requisitados a jogarem 3 tipos diferentes de games, antes do término do workshop, sendo novamente avaliados quanto aos quesitos anteriores. Houve uma melhora significativa nos novos testes.

Pode-se dizer que os vídeo games são uma alternativa eficaz para o treinamento de cirurgiões que realizam cirurgias vídeo assistidas. Entretanto, isso não significa que os pais devam estimular seus filhos a jogarem vídeo games para serem bons médicos no futuro.

Fonte: Archives of Surgery; 142 (2): 181-186 (February 2007)

  • Você concorda com esta notícia? Leia mais sobre o tema e deixe sua opinião no Blog de Boa Saúde
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários