Publicidade

Notícias de saúde

Cirurgiões que jogam videogame são mais hábeis

16 de março de 2007 (Bibliomed). Os videogames são considerados como brinquedos de crianças. Entretanto, apesar de inúmeras críticas contra o uso excessivo desse tipo de diversão, alguns estudos têm demonstrado que jogar games eletrônicos pode ser útil para cirurgiões que operam por videolaparoscopia (um tipo de cirurgia que é feita com instrumentos delicados, com pequenos cortes e que é projetada para um vídeo por meio de uma câmera).

Um artigo publicado no Archieves of Surgery, em fevereiro (2007), traz os resultados da pesquisa feita na Universidade Estadual de Iowa / EUA, sobre o tema. Os pesquisadores avaliaram as habilidades, em cirurgias vídeo – assistidas, de cirurgiões com passado de jogar vídeo games e aqueles que nunca jogaram.

Trinta e três cirurgiões foram avaliados, incluindo 21 residentes. Todos já haviam em algum momento realizado alguma cirurgia vídeo – assistida e estavam participando de um workshop sobre laparoscopia.

58% dos cirurgiões disseram que já jogaram vídeogames em suas vidas (por volta dos 8 anos de idade), sendo que desses, metade jogava pelo menos 3 horas por semana.

Durante a avaliação, foram analisadas a habilidade e a destreza destes médicos, através de testes que não envolviam pacientes. Aqueles que jogavam mais de três horas de videogame por semana, tiveram maior velocidade e acurácia, comparativamente aos que nunca tiveram esse tipo de divertimento. Todos os participantes foram requisitados a jogarem 3 tipos diferentes de games, antes do término do workshop, sendo novamente avaliados quanto aos quesitos anteriores. Houve uma melhora significativa nos novos testes.

Pode-se dizer que os vídeo games são uma alternativa eficaz para o treinamento de cirurgiões que realizam cirurgias vídeo assistidas. Entretanto, isso não significa que os pais devam estimular seus filhos a jogarem vídeo games para serem bons médicos no futuro.

Fonte: Archives of Surgery; 142 (2): 181-186 (February 2007)

  • Você concorda com esta notícia? Leia mais sobre o tema e deixe sua opinião no Blog de Boa Saúde
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários


    Publicidade

    Dicionário Médico

    Digite o termo desejado

    buscar

    Ou clique na primeira letra do termo: