Notícias de saúde

Novas tendências para o diagnóstico da espondilite anquilosante

29 de janeiro de 2007 (Bibliomed). A espondilite anquilosante é uma doença crônica caracterizada principalmente por dor nas costas, dificuldade de movimentação da coluna e freqüentemente, acompanhada por artrite (inflamação das articulações), entesite (uma inflamação dos tendões e de estruturas similares), entre outros sintomas.

Normalmente, o diagnóstico dessa doença só é conseguido quando é possível verificar alterações nas radiografias, associadas a sintomas clínicos e achados importantes no exame médico, ou seja, já em um estado mais avançado (8 a 11 anos após seu início). Outros exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, podem ser utilizados, mas são muito caros. Além disso, não existe nenhum sinal que seja específico da espondilite anquilosante (seja ele através de exames de laboratório ou do exame médico), o que torna seu diagnóstico ainda mais difícil.

Existem alguns critérios, como os de Nova Iorque, que ajudam no diagnóstico dessa doença. Porém, muitos pacientes que apresentam dor nas costas podem ter um quadro mais leve, e não são corretamente examinados. Além disso, a incidência de algumas alterações nas radiografias ainda não foi documentada.

Diante dessas dificuldades, pesquisadores do Canadá procuraram verificar se existiriam outros exames, como o ultra-som com Doppler (um tipo de exame de imagem), que pudessem auxiliar no diagnóstico da espondilite anquilosante. Seus trabalhos foram publicados no The Journal of Rheumatology (2007).

Os cientistas observaram 39 pacientes com a doença e compararam com outros que não a tinham. Realizaram o ultra-som com Doppler e verificaram que existe uma grande diferença, em relação à vascularização (veias e artérias), na região da articulação sacro – ilíaca (no final da coluna, na região do quadril), nas pessoas com espondilite anquilosante. Isso explica, um pouco, porque algumas pessoas que desenvolvem a doença respondem pior a determinados remédios (ex.: anti – TNF).

O ultra-som é considerado um excelente exame para ajudar no diagnóstico da espondilite anquilosante, juntamente com os demais já existentes, pois é capaz de demonstrar as alterações dessa doença e as respostas ao tratamento.

Fonte: The Journal of Rheumatology (January 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários