Notícias de saúde

Potássio auxilia na menopausa

03 de novembro de 2006 (Bibliomed). O efeito de dietas continuamente ácidas é controverso, porém existem algumas evidências que este quadro possa estar associado com uma queda na densidade mineral óssea. Assim, neutralizar a ação da acidez, poderia aumentar a massa óssea.

Mulheres na fase de pós-menopausa e que se apresentam com diminuição da densidade mineral óssea, podem vir a se beneficiar do uso do citrato de potássio, com a finalidade de neutralizar a acidez, que é típica das dietas ocidentais. Isso é o que indicam os resultados de um estudo realizado pela Universidade de Basel, na Suíça.

O estudo foi publicado na revista Journal of the American Society of Nephrology, em seu número de novembro de 2006 e compreendeu 161 mulheres que apresentavam densidade óssea no limite. Elas foram designadas, de maneira aleatória, para ingerir citrato, ou cloreto de potássio, uma vez ao dia, durante períodos que variaram de seis a doze meses.

As mulheres, que ingeriram o citrato de potássio, melhoraram de maneira significativa a densidade mineral óssea da coluna e do quadril, quando comparadas com as mulheres que receberam o cloreto de potássio.

Mais estudos, examinando a incidência de fraturas ósseas em ambos grupos, deverão ser feitos, para que possa ser indicada a suplementação com citrato de potássio na osteoporose.

Fonte: Journal of the American Society of Nephrology. Nov 1, 2006; 17 (11)

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários