Notícias de saúde

Diverticulite está se tornando mais freqüente entre jovens obesos

09 de outubro de 2006 (Bibliomed). A diverticulite aguda - uma doença do cólon (intestino grosso) tradicionalmente encontrada em pessoas com mais de 50 anos - está sendo diagnosticada agora em adultos mais jovens obesos, revelou uma pesquisa da Universidade de Maryland.

A diverticulite aguda é relacionada comumente a uma dieta com baixa ingestão de fibras. A pressão aumentada no interior do cólon leva ao surgimento de "bolsas" na parede do cólon, que são chamadas de divertículos. A infecção bacteriana destes divertículos causa inflamação (diverticulite), que pode resultar em perfuração da parede intestinal e outras complicações sérias.

O novo estudo incluiu 104 pacientes em dois grupos de idade: idade de 50 anos ou inferior, e aqueles com mais de 50 anos. Os investigadores verificaram que a obesidade abdominal estava presente e era mais severa em 85.7 por cento dos pacientes mais jovens, comparados com 77 por cento dos pacientes mais velhos.

Os investigadores concluíram que há uma associação clara entre obesidade abdominal nestes pacientes mais jovens, e a ocorrência de diverticulite. Pacientes adultos obesos já apresentam maior risco para esta doença, após os 20 anos de idade.

A pesquisa foi publicada no número de Setembro da revista American Journal of Roentgenology.

Fonte: American Journal of Roentgenology. 2006; 187:689-694

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários