Notícias de saúde

Hipnotizando os carecas

08 de setembro de 2006 (Bibliomed). Pacientes portadores de um quadro de calvície, chamado de alopecia areata, podem ser ajudados com uma técnica de hipnose, no sentido de diminuir a perda de cabelo.

Segundo pesquisadores da Universidade de Bruxelas, em um trabalho publicado na revista Journal of the American Academy of Dermatology, essa é uma calvicie auto-imune, caracterizada por uma perda súbita e continua de cabelo, formando áreas arredondadas de calvície.

Na nova pesquisa, os investigadores analisaram o tratamento de hipnose em 21 pessoas com uma perda extensa de cabelo, que comprometeria 30% ou mais, da área do couro cabeludo, com uma duração de pelo menos três meses. Esses pacientes já haviam sido tratados preliminarmente, sem sucesso, com esteróides. Após a hipnoterapia, os indivíduos foram acompanhados por um período de seis meses a seis anos.

As sessões de hipnose foram realizadas a cada três semanas; os pacientes receberam ainda tratamento médico quando necessário.

Nos resultados observados, doze pacientes tiveram crescimento de cabelo em pelo 75% da área, sendo que 9 destes12 pacientes recuperaram o cabelo totalmente.

Os autores da pesquisa não sabem dizer exatamente de que maneira a hipnose pode estimular o crescimento dos cabelos, e seus resultados não podem ser considerados como sendo uma orientação para a realização deste tipo de tratamento, até que mais informações estejam disponíveis.

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology August 2006 (Vol. 55, Issue 2, Pages 233-237)

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários