Notícias de saúde

Homens carecas têm mais ansiedade, depressão e autoestima baixa

16 de agosto de 2021 (Bibliomed). A alopecia androgenética, ou calvície, (AAG) é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população.

A AAG está associada à dor/desconforto no couro cabeludo (chamado de tricodínia), ansiedade, baixa autoestima e depressão, com implicações na qualidade de vida. No entanto, nenhuma avaliação sistemática foi realizada sobre a associação da AAG com a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS).

Um estudo recém publicado na revista JAMA Dermatology buscou examinar sistematicamente a associação da AAG com a QVRS e transtornos psiquiátricos.

Nesta revisão sistemática e metanálise de 41 estudos com 7.995 pacientes, a pontuação do Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia para alopecia androgenética foi maior do que para outras dermatoses comuns.

Os resultados deste estudo mostram uma associação entre alopecia androgenética e comprometimento moderado não apenas da qualidade de vida relacionada à saúde, mas também das emoções, sugerindo que os pacientes com essa doença podem precisar de suporte psicológico e psicossocial.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2021.2196.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários