Publicidade

Notícias de saúde

Anabolizantes aumentam gengivas

24 de julho de 2006 (Bibliomed). Esteróide anabolizante androgênico (EAA) é o nome usado para derivados sintéticos do hormônio sexual masculino, a testosterona. Nas sociedades atuais, um grande número de adultos jovens abusa destes esteróides para realçar o desempenho e a aparência física. Pesquisadores da Faculdade de Odontologia em Adana, na Turquia, realizaram estudo para avaliar os efeitos do abuso destas substâncias, sobre o tecido gengival, em um grupo de fisiculturistas e halterofilistas.

O trabalho foi publicado na última edição da revista Journal of Periodontology e mostrou que o uso prolongado dos derivados da testosterona, estava associado a um aumento gengival.

Os autores da pesquisa destacaram que em caso de suspeita de abuso de esteróides, os profissionais de saúde bucal devem estar atentos aos possíveis danos e efeitos adversos causados por estas substâncias.

Fonte: Journal of Periodontology, 2006, Vol. 77, No. 7, Pages 1104-1109.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: