Publicidade

Notícias de saúde

Dinheiro não traz felicidade

12 de julho de 2006 (Bibliomed). Dinheiro não compra a felicidade, diz um grupo de renomados economistas e psicólogos. O ganhador do prêmio Nobel Daniel Kahneman e outros pesquisadores fizeram a seguinte pergunta na revista Science: "Você seria mais feliz se fosse mais rico?".

A resposta dos investigadores: Não. É apenas uma ilusão que a riqueza traga a felicidade. Segundo os autores, os aumentos na renda têm um efeito relativamente breve na satisfação de vida. Quando países sofrem um aumento repentino na renda, não há um aumento correspondente na sensação de bem-estar dos cidadãos.

A satisfação de vida tende a aumentar com o aumento da renda per-capita de uma nação. Mas existe um aumento pequeno na satisfação de vida se a renda per-capita vai acima de $12.000 dólares por ano. Além disso, estudos psicológicos mostram que, quanto mais ricas as pessoas são, mais intensas as emoções negativas que elas sofrem.

E mais uma ponderação: quando uma pessoa passa a ganhar mais, geralmente passa a gastar mais tempo ganhando dinheiro, e a ter menos tempo de lazer.

Acreditar na ilusão que o dinheiro o faz feliz, pode levar a um efeito colateral inesperado: pode fazer sua vida piorar.

Fonte: Science, June 30, 2006; vol 312: pp 1908-1910.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: