Notícias de saúde

Novidades sobre a diarréia crônica da AIDS

22 de junho de 2006 (Bibliomed). A diarréia permanece sendo uma ocorrência freqüente nas pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV), apesar do uso de medicações antiretrovirais potentes. Entretanto, a causa deste problema está mudando, com uma diminuição na ocorrência das infecções oportunistas e um aumento na diarréia de causas não-infecciosas. A restrição da ingestão de lactose é recomendada freqüentemente, apesar da falta de evidências clínicas, em uma população de risco para osteopenia e desnutrição.

Na revista Archives of Internal Medicine, publicada na semana passada, um artigo avaliou os efeitos da restrição da ingestão de lactose na diarréia crônica da AIDS. A lactose está presente no leite e seus derivados.

Todos os participantes na pesquisa tinham diarréia crônica e constituíam um grupo de 49 homens, predominantemente brancos, homossexuais, infectados pelo HIV. Eles ingeriram 240 ml de leite desnatado com 12 gramas de lactose e em seguida a mesma quantidade deste tipo de leite, porém sem lactose, durante dois períodos separados do estudo.

Segundo os pesquisadores, verificou se que uma ingestão moderada de lactose (não superior a 167 gramas) não piora o quadro de diarréia. Além disso, evitar o consumo de pequenas quantidades de leite pode não se justificar nessa população.

Fonte: Archives of Internal Medicine Volume 166, Number 11, June 2006, Pages 1178-1183.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários