Notícias de saúde

Mulheres com próteses mamárias têm maior risco para câncer de mama?

02 de maio de 2006 (Bibliomed). Evidências de pesquisas epidemiológicas não confirmam que exista um aumento consistente, no risco de câncer de mama, entre mulheres com implantes mamários cosméticos. Entretanto poucos estudos avaliaram o risco do surgimento do câncer por mais de 15 anos.

Pesquisadores da Suécia realizaram um estudo investigando a incidência de cânceres de diversos tipos entre mulheres suecas, que haviam colocado próteses mamárias entre os anos de 1965 e 1993. As 3.486 mulheres que participaram do estudo foram submetidas a implante mamário entre 1º de janeiro de 1965 e 31 de dezembro de 1993, e foram acompanhadas até 31 de dezembro de 2002.

Os resultados da pesquisa foram publicados na última edição da revista Journal of the National Cancer Institute e mostraram que, a incidência de câncer de mama, estava abaixo da expectativa. Foi porém encontrada uma incidência acima do esperado, para os cânceres de pulmão, entre as mulheres pesquisadas.

Os autores consideram essa maior incidência como coerente, devido ao elevado número de mulheres fumantes entre a pacientes que haviam sido submetidas ao implante das próteses mamárias.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute, Vol. 98, No. 8, 557-560, April 19, 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários