Notícias de saúde

Comprovada relação entre níveis elevados de colesterol e câncer de próstata

19 de abril de 2006 (Bibliomed). Pesquisadores italianos do Instituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri de Milão verificaram que os homens portadores de câncer de próstata tinham uma probabilidade duas vezes maior de terem níveis elevados de colesterol no sangue, evidenciando uma relação entre as duas doenças.

Para o estudo, publicado antecipadamente na edição online da revista Annals of Onclology, foram usados dados de 1.294 homens com menos de 75 anos, entre os anos de 1991 e 2002.

Os investigadores acentuam que os hormônios andrógenos, os quais agem como estimulantes das células do câncer da próstata, são criados à partir de "blocos" de moléculas de colesterol. Foi ainda verificado que a conexão era mais forte naqueles homens que tinham os níveis de colesterol mais altos quando mais jovens.

Uma segunda associação foi encontrada relacionando a presença de cálculos biliares e câncer da próstata: os portadores de câncer de próstata tinham uma possibilidade 26% maior de serem portadores de cálculos biliares.

Fonte: Annals of Oncology, doi:10.1093/annonc/mdl080 _ Annals of Oncology Advance Access published online on April 12, 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários