Notícias de saúde

The Osbournes incentivam o uso de cigarros, álcool e drogas, diz estudo

09 de janeiro de 2006 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores de Atlanta, EUA, investigou a fonte e a inclinação das mensagens de um reality show da TV americana que pudessem promover ou inibir o uso de cigarro, álcool ou drogas. Na pesquisa, três revisores assistiram a todos episódios da primeira temporada da série The Osbournes e registraram os incidentes de uso de substâncias.

Os resultados do inquérito foram publicados na revista The British Medical Journal e mostraram que cada episódio tinha em média nove mensagens sobre o uso destas substâncias.

A maioria das mensagens do uso de drogas (54%) era de rejeição, mas a maioria das mensagens de álcool (64%) e de tabaco (75%) incentivava o uso. A maior parte das rejeições (94%) foi feita de forma verbal enquanto que os endossos (65%) foram feitos visualmente.

Os investigadores concluíram que os reality shows na televisão contêm mensagens sobre uso de substância, e muitas destas mensagens podem ser contraditórias ou mistas. Como estas mensagens são apresentadas na TV por celebridades ou pessoas públicas, o seu efeito nos jovens pode ser maior que o da família ou de membros de uma comunidade. Assim, segundo os autores, os produtores e participantes neste tipo de programa deveriam estar atentos para evitar que mensagens negativas a respeito de abuso de álcool e substâncias não fossem passadas, pois podem encorajar comportamentos de risco nos jovens.

Fonte: The British Medical Journal, 2005; 331:1517-1519.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários