Notícias de saúde

Risco aumentado para mulheres na fertilização in vitro

02 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Uma em cada sete mulheres que recebe tratamento de fertilização in vitro (FIV) é hospitalizada devido a complicações, sendo este número quase duas vezes o número para gravidezes naturais, de acordo com um estudo.

Perda da gestação, sangramento, gravidez ectópica e síndrome de hiperstimulação ovariana estão entre as complicações identificadas por investigadores finlandeses em sua pesquisa de quase 20.000 mulheres ou submetidas a FIV ou a indução da ovulação para doar óvulos. Segundo os pesquisadores, embora houvesse um baixo risco de complicações em cada ciclo de FIV, tentativas repetidas resultaram em complicações para muitas mulheres.

O estudo foi levado a cabo porque a incidência de complicações devido a FIV era pouco compreendida. Os investigadores informam na revista Human Reproduction que entre 1996 e 1999, 15 por cento das 9.175 mulheres que receberam FIV e oito por cento das 10.254 mulheres que tiveram indução da ovulação necessitaram pelo menos de um período de tratamento hospitalar.

Estudos anteriores sugeriram que oito por cento das gravidezes naturais resultaram em complicações que requerem tratamento de hospital, pouco mais da metade que a taxa para o grupo de FIV.

Fonte: Human Reproduction 2005 20: 3293-3300.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários