Notícias de saúde

Cálculos renais aumentam risco de doenças cardiovasculares, afirma estudo

21 de novembro de 2005 (Bibliomed). Pacientes que sofrem de cálculo renal podem também ser vítimas de doenças cardiovasculares, afirma estudo divulgado na última semana pela revista International Journal of Urology.

No estudo, um grupo de pesquisadores japoneses observou que a presença de cristais de oxalato de cálcio nos rins, causadores dos cálculos, está intimamente associada a um maior risco para ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular. A conclusão surgiu depois que foram analisados dados de mais de 360 indivíduos, entre pacientes e indivíduos sadios que serviram de controle, recrutados para fins da pesquisa.

Sete de 181 pessoas com quadros em evolução de calculose renal (3.9%) apresentaram uma história de doença coronariana, comparado com zero pessoas de 187 indivíduos normais designados como controles.

De acordo com os investigadores, a associação entre a ocorrência de cálculos renais e doença cardiovascular provavelmente se deve a fatores de risco comuns às duas condições.

Entre estes fatores em comum estão o tabagismo, a hipertensão arterial, a hipercolesterolemia e a obesidade.

Fonte: International Journal of Urology Volume 12 Issue 10 Page 859 - October 2005.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários