Notícias de saúde

Nova técnica pode fragmentar cálculos renais

16 de maio de 2022 (Bibliomed). Uma técnica de ultrassom não invasiva é capaz de pulverizar cálculos renais rapidamente, mostra um estudo inicial - no que os pesquisadores chamam de primeiro passo em direção a um tratamento mais simples e sem anestesia para o problema doloroso dos cálculos renais. Cálculos nos rins são comuns, afetando cerca de 10% das pessoas em algum momento de suas vidas, de acordo com a National Kidney Foundation.

O estudo relata os primeiros 19 pacientes que tiveram cálculos renais tratados com as "explosões" de ultrassom. Até agora, foi capaz de quebrar completamente, ou quase completamente, os cálculos em 10 minutos.

Muitas vezes, um cálculo pode ser eliminado na urina sem muito sofrimento. Em outros casos - como quando um cálculo maior está causando um bloqueio ou dor insuportável - o tratamento é necessário.

No momento, muitos cálculos nos rins podem ser tratados com um procedimento chamado litotripsia por ondas de choque. Ele fornece ondas sonoras de alta energia através da pele para quebrar os cálculos em pequenos fragmentos que podem ser eliminados ao urinar. Entretanto, a terapia por ondas de choque pode ser dolorosa, por isso normalmente é feita na sala de cirurgia, com pacientes sob anestesia.

Pesquisadores vêm desenvolvendo uma abordagem alternativa chamada litotripsia por ondas de explosão. Eles dizem que tem o potencial de explodir pedras nos rins em um período mais curto de tempo e possivelmente sem anestesia. O objetivo final, disseram os pesquisadores, é realizar o procedimento em pacientes totalmente acordados, durante uma visita ao consultório com um urologista – ou mesmo na sala de emergência quando os pacientes chegam com dor intensa.

Ao contrário da terapia por ondas de choque, a abordagem de ondas de explosão usa "explosões harmônicas curtas" de energia de ultrassom, de acordo com a equipe de pesquisa. Pesquisas anteriores sugeriram que ele pode quebrar os cálculos mais rapidamente e com menos dor do que as ondas de choque.

Muito mais pesquisas estão por vir, mas especialistas não envolvidos no estudo chamaram os primeiros resultados de "empolgantes". Se der certo, eles disseram, a técnica de ultrassom pode tornar o tratamento não invasivo para cálculos renais mais prontamente disponível para os pacientes.

Mas há desvantagens, disse o Dr. Mathew Sorenson, da Escola de Medicina da Universidade de Washington em Seattle, um dos pesquisadores do novo trabalho.

No novo estudo, os pesquisadores testaram a técnica de ondas de explosão em 19 pacientes que estavam passando por tratamento de cálculos renais com um procedimento chamado ureteroscopia. Envolve enfiar um cateter fino através da uretra, até o local da pedra nos rins; instrumentos são usados ??para prender a pedra ou quebrá-la em fragmentos que podem ser removidos.

Como a ureteroscopia requer anestesia, os pacientes do estudo estavam sob anestesia quando os jatos de ultrassom foram aplicados, por até 10 minutos.

No geral, os pesquisadores descobriram que isso foi suficiente para fragmentar 21 das 23 pedras. Metade dos cálculos teve pelo menos 90% de seu volume pulverizado em pedaços de no máximo 2 milímetros (mm). E nove cálculos (39%) foram completamente quebrados até este grau.

Dois urologistas que não estavam envolvidos no estudo chamaram essa eficácia de impressionante, considerando a curta duração do tratamento (que foi escolhido para limitar o tempo dos pacientes sob anestesia).

Fonte: The Journal of Urology. DOI: 10.1097/JU.0000000000002446.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários