Notícias de saúde

Europa se prepara para combater a gripe aviária

27 de outubro de 2005 (Bibliomed). Os ministros do exterior da Comunidade Européia declararam que a propagação do vírus causador da gripe aviária da Ásia para a Europa é uma ameaça global, que requer a ampla cooperação internacional. Em uma reunião especial, os ministros emitiram um parecer reconhecendo que o vírus da gripe aviária é uma ameaça séria, global à saúde caso se desloque dos pássaros para os seres humanos e que requer uma reação internacional coordenada.

O vírus aviário foi recentemente encontrado na Europa, nas ilhas gregas do Mar Egeu. A Grécia foi proibida de exportar pássaros vivo e a carne de aves à partir da área onde os casos do vírus foram inicialmente detectados. A exportação de carnes de aves da Turquia e de Romênia já foi proibida pela Comunidade Européia, porque o vírus da gripe aviária lá encontrada já foi confirmado como sendo a mortal linhagem H5N1.

A linhagem do vírus aviário H5N1 dizimou as aves domésticas em diferentes locais da Ásia desde 2003, atingindo os seres humanos e matando ao menos 61 indivíduos - mais de 40 deles no Vietnam - e tendo como resultado as mortes de dez milhões de aves.

As informações sobre a evolução da gripe aviária em relação à sua entrada na Europa podem ser encontradas no site da Comunidade Européia, em http://europa.eu.int/comm/food/animal/diseases/controlmeasures/avian/index_en.htm .

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários