Notícias de saúde

Analgésico à base de maconha liberado no Canadá

22 de Abril de 2005 (Bibliomed). O laboratório GW Pharmaceuticals se tornou a primeira companhia produtora de medicamentos a ganhar aprovação para lançar um remédio baseado em maconha destinado ao tratamento de pacientes portadores da doença esclerose múltipla (EM).

A aprovação do remédio no Canadá ocorreu depois de seis anos de trabalho da companhia, que cultiva a maconha em uma fazenda secreta no sul da Inglaterra, e produz o medicamento Sativex para uso sublingual em spray. E marca uma inovação para sofredores da EM, que discutiam a ação da maconha há tempo no alívio dos sintomas da doença, inclusive da dor e da espasticidade.

As autoridades canadenses permitirão que a GW - através de sua empresa sócia, a gigante alemã Bayer - venda o Sativex como um analgésico sob prescrição, contanto que a empresa faça estudos clínicos adicionais do medicamento durante os próximos cinco anos. A GW deve confirmar os resultados dos estudos iniciais com a droga, para que esta seja mantida no mercado canadense.

O Departamento de Saúde do Canadá se tornou o primeiro agente regulador do mundo a aprovar um medicamento de prescrição baseado em maconha. A aprovação foi facilitada porque alguns dos pacientes com EM relatavam que suas dores não eram tratadas com os medicamentos existentes, o que acelerou o processo de aprovação.

A informação foi divulgada na edição eletrônica da revista British Medical Journal.

Fonte: British Medical Journal.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários