Notícias de saúde

Depressão materna está ligada a distúrbios comportamentais dos filhos

22 de fevereiro de 2005 (Bibliomed). Crianças pequenas cujas mães sofrem de depressão estão sob maior risco de problemas comportamentais sérios, presumivelmente porque a depressão materna leva a uma ruptura no ambiente de cuidados que as mães normalmente dedicam aos filhos.

Uma investigação levada a cabo por equipe do King’s College de Londres analisou dados do E-Risk Study, e publicou suas conclusões no último número da revista Archives of General Psychiatry.

Entre mais de 1.100 pares de gêmeos seguido por investigadores do Reino Unido, estavam aqueles cujas mães desenvolveram depressão depois do nascimento; estas crianças tiveram uma maior probabilidade do que as outras crianças de apresentarem comportamento anti-social - incluindo mentir, roubar e agressão física - até a idade de 7 anos.

Os investigadores sugerem que os médicos que tratam as crianças com estes problemas devem considerar estudar as suas mães, buscando encontrar quadros de depressão e uma história de sintomas anti-sociais.

Fonte: Arch Gen Psychiatry 2005;62:173-181.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários