Notícias de saúde

Medicina tradicional chinesa pode ser eficaz no tratamento da rinite alérgica

11 de agosto de 2004 (Bibliomed).  Em uma tendência mundial, os indivíduos que apresentam rinite alérgica sazonal tem buscado cada vez mais a medicina complementar.

Em um novo estudo publicado na semana passada na revista médica Allergy, pesquisadores realizaram estudo para testar a eficácia da medicina tradicional chinesa fitoterápica e da acupuntura no tratamento de pacientes com rinite alérgica sazonal. Os pacientes estudados (52) foram divididos em um grupo tratado com acupuntura e medicina fitoterápica chinesa e outro grupo controle tratado com acupuntura aplicada a pontos inespecíficos e uma fórmula de fitoterápico inespecífica.

O grupo tratado com base nos conceitos da acupuntura e fitoterapia chinesa teve melhora significativa na escala análoga visual, e na escala de qualidade de vida, mas não apresentou diferenças no questionário de sintomas de rinite alérgica.

Os resultados deste estudo sugerem que a terapia tradicional chinesa pode ser uma opção de tratamento eficaz e seguro para pessoas portadoras de rinite alérgica sazonal.

Fonte: Allergy Volume 59, Issue 9, Page 953 - September, 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários