Notícias de saúde

OMS lança plano mundial contra a obesidade

01 de Junho de 2004 (Bibliomed). Depois de meses de negociações com produtores de açúcar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou na última semana um plano global para ajudar milhões de pessoas a evitar a obesidade e outras doenças crônicas, adotando uma dieta saudável.

O plano foi solicitado por governos de diversos países como diretrizes para fixar políticas de saúde para combater o aumento na obesidade, doenças cardíacas, derrames cerebrais, câncer, e diabetes. Estas são doenças não-infecciosas, freqüentemente evitáveis que, segundo a OMS, são causadoras de mais de 60% das mortes globalmente . A maioria dessas mortes atualmente ocorre nos países em desenvolvimento.

O plano recomenda a colocação de limites em níveis de gorduras saturadas, ácidos graxos trans , doces, e sal em alimentos processados; pede ainda a colocação de etiquetas nestes alimentos, mostrando com toda a sua composição.

As indústrias de alimentos e bebidas deram as boas-vindas ao plano e se empenharam em se unir na luta contra a obesidade.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários