Notícias de saúde

O que causa os suicídios entre os jovens das zonas rurais?

06 de Abril de 2004 (Bibliomed). Estima-se que 815 mil pessoas morreram em decorrência de suicídios durante o ano de 2000 em todo o mundo. Na faixa etária de 15 a 19 anos, os suicídios são a quarta causa de morte mais prevalente no globo. Os índices globais de suicídios são mais comuns nos homens, embora nos países em desenvolvimentos as taxas de suicídios sejam iguais em ambos os sexos.

Estudiosos do assunto publicaram artigo este último fim de semana na revista The Lancet no qual alertam para a necessidade de que medidas urgentes sejam tomadas com o intuito de frear tais estatísticas.

O alerta foi motivado a partir da constatação feita pelos autores de que o sul da Índia exibe índices de suicídio até 10 vezes maiores que os observados em outras partes do mundo, especialmente no que diz respeito a jovens adolescentes de zonas rurais.

Vários fatores que contribuíram para o suicídio entre adolescentes foram encontrados nesta região, e poderiam ser semelhantes aos observados a outras zonas rurais de todo o mundo. Entre estes, o estudo citou os conflitos familiares, a violência doméstica, as falhas nos estudos, problemas relativos ao envolvimento emocional, doença mental, e a grande disponibilidade de pesticidas e venosos, aliada à ausência de hospitais capazes de atender pacientes vítimas de intoxicações.

Fonte: The Lancet Volume 363, Number 9415 , April 3rd 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários