Notícias de saúde

Extrato de batata doce pode combater diabetes

16 de Março de 2004 (Bibliomed). Um extrato obtido a partir de um tipo de batata-doce pode ajudar a prevenir a ocorrência do diabetes de tipo 2. O produto é chamado de Caiapo, e é vendido no Japão e Coréia do Sul. O Caiapo é produzido a partir da casca de batatas doces brancas cultivadas na região montanhosa de Kagawa, no Japão. Ao serem comidas cruas, estas batatas doces têm sido usadas há várias gerações pela população local para tratamento da anemia, hipertensão, e diabetes.

O novo estudo, realizado na Universidade de Viena, na Áustria, avaliou o uso do caiapo em seres humanos; os resultados destes estudos foram publicados no número de fevereiro da revista Diabetes Care.

A pesquisa avaliou 61 pacientes com diabetes de tipo 2 tratados apenas com dieta para diabético. Metade deles recebeu comprimidos contendo o caiapo, e a outra metade recebeu apenas comprimidos de placebo.

Após três meses, aquelas pessoas que receberam a droga obtiveram uma redução da glicose sanguínea, se comparados com as pessoas que receberam apenas placebo. Apesar destes serem resultados ainda considerados como iniciais, as perspectivas para utilização do caiapo no controle do diabetes são boas. Existe uma dificuldade adicional, porém, pelo fato do caiapo ser encontrado apenas naquela região do Japão.

Fonte: Diabetes Care, February 2004; vol 27: pp 436-44080-82.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários