Notícias de saúde

Gene do envelhecimento pode ser transmitido de mãe para filho

16 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Pesquisas anteriores ligaram o tamanho dos telômeros - as pontas dos cromossomos - à ocorrência de doenças e tempo de vida das pessoas.

Estas estruturas, com o passar do tempo, se tornam cada vez menores, e acredita-se que esse encurtamento seja uma das principais características do envelhecimento celular e da ocorrência de doenças.

Já havia sido demonstrado, através de pesquisas realizadas em irmãos gêmeos, que o comprimento dos telômeros - e, possivelmente, o tempo de vida - é um fator herdado. Agora, um estudo publicado no último final de semana na revista Lancet, procurou verificar a possibilidade da transmissão genética do fator que indicaria a duração da vida.

No estudo, foi examinado o DNA de mais de 300 pais e de seus filhos.Os pesquisadores verificaram que o sexo, idade e tabagismo foram todos preditores significativos do comprimento dos telômeros. Porém, os investigadores encontraram uma correlação bastante forte entre o comprimento dos telômeros das mães e os de seus filhos.

Fonte: The Lancet, Feb. 14, 2004; vol 363: pp 507-510.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários