Publicidade

Notícias de saúde

Pessoas com enxaqueca apresentam tendência a lesões cerebrais definitivas

03 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Pessoas que apresentam crises intensas de enxaquecas podem evoluir com lesões cerebrais definitivas, segundo um novo estudo.

De acordo com uma nova pesquisa publicada na semana passada na revista JAMA - Journal of the American Medical Association - pacientes portadores de quadros de enxaqueca, especialmente as mulheres, têm uma tendência a apresentarem pequenas lesões cerebrais diagnosticadas em equipamento de ressonância nuclear magnética de alta resolução. No estudo publicado, foram avaliadas 161 pessoas portadoras de enxaqueca com sintomas visuais ou sensoriais conhecidos como aura, 131 pessoas que apresentavam enxaqueca sem aura, e 140 pessoas que não apresentavam enxaqueca, que serviram como grupo de controle.

Dentre os resultados encontrados, observou-se que os homens e mulheres que sofriam de enxaqueca com aura apresentavam uma tendência 14 vezes maior a terem infartos cerebrais em uma parte específica do cérebro (o cerebelo) se comparados a pessoas normais sem enxaqueca.

Fonte: JAMA, Jan. 28, 2004; vol 291: pp 427-434.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: