Notícias de saúde

Infecções por vírus ligadas ao surgimento de vários tipos de câncer

15 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). O câncer não é considerado uma doença transmissível, como um resfriado ou uma infecção na pele; entretanto, novas pesquisas têm demonstrado cada vez mais que infecções com determinados tipos de vírus podem ter um papel importante no surgimento e desenvolvimento do câncer. Mais de uma dúzia de diferentes tipos de vírus já foram ligados às várias formas do câncer. Muitas vezes a presença de um vírus específico aumenta o risco do surgimento do câncer, ou acelera o seu desenvolvimento. Por exemplo, o vírus do HIV, causador da AIDS, afeta o sistema de defesa do organismo e torna os pacientes infectados mais propensos ao surgimento de uma variedade de cânceres.

Em recente conferência realizada na cidade de Nova Iorque em dezembro último, patrocinada pela American Society of Clinical Oncology, a associação entre infecções por vírus e diferentes tipos de câncer foi explicado. Segundo pesquisadores, uma das coisas que dificulta a associação entre as infecções viróticas e o surgimento dos tumores é que existe, geralmente, um longo período de tempo entre a exposição ao vírus e desenvolvimento dos cânceres. Outro problema é que existem muitas pessoas que são expostas a um vírus mas não desenvolvem câncer, enquanto que outras são vitimadas pelo surgimento dos tumores.

No momento atual existem evidências científicas fortes para uma ligação entre câncer e o papilomavirus humano (HPV) e os vírus da hepatite B e C. O HPV tem estado associado já a longo tempo ao surgimento de cânceres do colo do útero (o chamado câncer cervical), mas novas pesquisas têm sugerido que este vírus possa também estar ligado a cânceres na cabeça, pescoço, e no ânus. O HPV é o vírus que mais se transmite através de contatos sexuais e apenas nos EUA 5 milhões e meio de pessoas se tornam infectadas por ele a cada ano.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários