Publicidade

Notícias de saúde

Doença Pulmonar em Criança Pode Levar à Perda de Audição

NOVA YORK (Reuters Health) - Crianças que sobrevivem a uma doença do pulmão que afeta recém-nascidos podem apresentar perda de audição, de acordo com um novo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. Em alguns casos, essa condição pode piorar com o tempo.

O estudo cita o caso de um menino de 3 anos que teve a doença, conhecida como hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido (PPHN), e parecia estar desenvolvendo-se normalmente durante seu primeiro ano de vida.

O menino foi diagnosticado com perda de audição quando sua capacidade de linguagem apresentou atraso em relação a crianças de sua idade.

Pesquisadores afirmam na edição de agosto de Archives of Otolaryngology-Head and Neck Surgery que, após ter recebido ajuda para conseguir ouvir, o vocabulário do menino aumentou, embora sua audição tenha continuado a se deteriorar.

Wendell G. Yarbrough e sua equipe, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, recomendam que crianças com um histórico de PPHN façam testes de audição a cada seis meses até atingir a idade de 3 anos "para evitar a morbidade e os altos custos à sociedade associados ao atraso no diagnóstico da perda de audição".

A doença afeta cerca de 10.000 recém-nascidos nos Estados Unidos a cada ano. Ela ocorre quando os pulmões do bebê resistem ao fluxo de sangue, o que resulta na falta de oxigênio nos tecidos do corpo. Cerca de 20 a 50 por cento das crianças que sobrevivem à enfermidade apresentam algum grau de perda de audição.

Não está claro porque crianças com PPHN estão sob risco maior de perda de audição, embora a causa possa ser a própria doença ou algum aspecto do tratamento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: