Notícias de saúde

Cura para diabetes está mais próxima

17 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Na última sexta-feira, dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foram divulgadas as mais recentes pesquisas acerca desta doença.

Segundo artigo publicado na revista Science, pesquisadores do Massachusetts General Hospital nos Estados Unidos, conseguiram descobrir um modo de regenerar as ilhotas pancreáticas em camundongos. O grupo de investigadores espera começar em breve os testes em seres humanos.

O estudo revelou que células originárias do baço de camundongos podem ser reprogramadas para originarem as células das ilhotas pancreáticas, que são células especializadas e capazes de produzir a insulina. As células pancreáticas são destruídas pelo sistema imunológico do organismo em pacientes com diabetes de tipo 1; como elas não mais conseguem sintetizar a insulina, o nível de glicose (açúcar) no sangue se eleva, originando o diabetes.

As novas células modificadas passam a produzir insulina, controlando o diabetes. A descoberta poderia eventualmente substituir as injeções de insulina com as quais os pacientes controlam a doença.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários