Notícias de saúde

Acne relacionada com aumento do estresse emocional

24 de julho de 2003 (Bibliomed). A acne é uma doença freqüente, autolimitada, multifatorial, que acomete os folículos sebáceos da pele, e geralmente se inicia na adolescência. As lesões podem surgir já na idade de oito a 10 anos nos meninos, e nas meninas até um ano antes da menarca.

Embora o estresse de origem emocional já tenha sido considerado suspeito para exacerbar a acne vulgaris, os estudos precedentes que avaliaram a sua influência na severidade da acne foram pouco fundamentados. Objetivando elucidar o relacionamento possível entre o estresse e a exacerbação da acne um novo estudo publicado esta semana na revista Archives of Dermatology analisou 22 estudantes universitários (15 mulheres e 7 homens) portadores de acne, procurando quantificar o seu nível de estresse de origem emocional.

Algumas das mudanças avaliadas, relacionadas com o aumento do estresse, foram a alteração no número de horas de sono, qualidade do sono, qualidade da dieta e número de refeições por dia.

Os resultados do estudo indicaram que mudanças na gravidade da acne são altamente correlacionadas com o aumento do estresse.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários