Notícias de saúde

Unifesp inaugura hoje Centro de Terapia Gênica

27 de Junho de 2003 (Bibliomed). A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) inaugura hoje o Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica (Cintergen), um dos primeiros do gênero na América Latina. O centro abrigará cinco laboratórios e um biotério destinados a desenvolver pesquisas e tratamentos para qualquer área clínica, em uma área de mil metros quadrados na Rua Mirassol, 207, Vila Clementino, em São Paulo. A cerimônia de inauguração será às 11 horas.

Entre os possíveis beneficiados com a terapia estão portadores de câncer e isquemia. “A idéia é que o centro esteja em contato com os departamentos clínicos da universidade para que possamos desenvolver tratamentos conforme as demandas específicas”, explicou o coordenador do projeto, Luiz Rodolpho Travassos.

Pouco pesquisada no Brasil, a área de terapia gênica é uma das mais promissoras da medicina. A proposta é fazer com que o corpo do doente produza seu próprio “remédio”, adicionando genes saudáveis que reponham os defeituosos ou ausentes no organismo. Em tese, qualquer doença pode ser tratada com material genético. O Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica da Unifesp desenvolverá inicialmente linhas de pesquisa voltadas ao tratamento de membros isquêmicos, câncer e doenças como meningoencefalite.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários