Notícias de saúde

Ministério da Saúde Promete Fazer Levantamento para Avaliar Condições dos Pacientes Mentais no País

A partir do final deste mês, o Ministério da Saúde deve realizar um censo com o objetivo de levantar a situação dos pacientes mentais no Brasil internados nos hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde– SUS. Este estudo, segundo informações do Ministério pode permitir ainda uma avaliação dos serviços oferecidos pelos municípios do país.

O governo pretende tomar uma série de providências com relação ao assunto. Um deles é estabelecer uma diária de R$ 28,00 ( vinte oito reais) para o hospital/dia ( neste caso quando um paciente vai a um estabelecimento hospitalar somente para usar um medicamento e retorna no mesmo dia para casa). No caso da internação tradicional, o valor dessa diária é de R$ 28,00 ( vinte oito reais). Dessa forma, o governo pretende reduzir as internações consideradas desnecessárias. Um fato muito comum no país, em especial, no caso das doenças mentais.

Entre os anos de 95 e 99, os atendimentos em hospitais/dia cresceram em torno de 163% e ao mesmo tempo as internações em hospitais psiquiátricos caíram mais de 50% em alguns estados, como em São Paulo, por exemplo.

O Ministério da Saúde tem ainda uma outra prioridade que é a criação de políticas de atendimento para alcoólatras e usuários de drogas que atualmente são encaminhadas para os hospitais psiquiátricos. O primeiro ponto será a melhoria da portaria 224 , editada em 1992, que determinou a melhoria de padrões mínimos para o funcionamento dos hospitais, com a fixacão do número de médicos , o que consequentemente gerou o fechamento de vários hospitais em todo país.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários