Publicidade

Notícias de saúde

Dia Mundial sem Tabaco já está sendo comemorado

27 de Maio de 2003 (Bibliomed). As comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco já começaram no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) programou uma série de atividades durante toda a semana e espera a participação de 80 mil pessoas por dia. Por causa da grande influência que exercem sobre o comportamento das pessoas, principalmente os jovens, a moda e o cinema serão os temas do Dia Mundial sem Tabaco 2003. O slogan da campanha é “Se o mocinho fuma, queima o filme”.

Comemorado no dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para divulgar os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco – cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado. A data vem sendo comemorada no Brasil desde 1989, com adesão de 27 estados e 3.703 municípios.

Diversos figurinos com o tema “A Moda é Não Fumar” poderão ser vistos em desfiles, que acontecerão ao longo da semana na estação do Metrô da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, sempre às 12h30. Além disso, a exposição “Enxergando Através da Fumaça” mostrará ao público os malefícios causados pelo tabagismo em todo o mundo, através de painéis, vídeos e folhetos. A exposição acontecerá até o dia 31, das 8 às 20 horas.

Os fumantes poderão fazer o teste do monoxímetro e a concentração de monóxido de carbono existente nos seus pulmões. Os visitantes também terão acesso a uma boneca transparente – a Altina, uma mistura de alcatrão com nicotina – criada para mostrar os efeitos do fumo nos pulmões. O tabagismo é responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades e por matar 5 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 200 mil brasileiros. Estima-se que 90% dos fumantes começam a fumar até os 19 anos de idade.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: