Notícias de saúde

Dia Mundial sem Tabaco já está sendo comemorado

27 de Maio de 2003 (Bibliomed). As comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco já começaram no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) programou uma série de atividades durante toda a semana e espera a participação de 80 mil pessoas por dia. Por causa da grande influência que exercem sobre o comportamento das pessoas, principalmente os jovens, a moda e o cinema serão os temas do Dia Mundial sem Tabaco 2003. O slogan da campanha é “Se o mocinho fuma, queima o filme”.

Comemorado no dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para divulgar os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco – cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado. A data vem sendo comemorada no Brasil desde 1989, com adesão de 27 estados e 3.703 municípios.

Diversos figurinos com o tema “A Moda é Não Fumar” poderão ser vistos em desfiles, que acontecerão ao longo da semana na estação do Metrô da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, sempre às 12h30. Além disso, a exposição “Enxergando Através da Fumaça” mostrará ao público os malefícios causados pelo tabagismo em todo o mundo, através de painéis, vídeos e folhetos. A exposição acontecerá até o dia 31, das 8 às 20 horas.

Os fumantes poderão fazer o teste do monoxímetro e a concentração de monóxido de carbono existente nos seus pulmões. Os visitantes também terão acesso a uma boneca transparente – a Altina, uma mistura de alcatrão com nicotina – criada para mostrar os efeitos do fumo nos pulmões. O tabagismo é responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades e por matar 5 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 200 mil brasileiros. Estima-se que 90% dos fumantes começam a fumar até os 19 anos de idade.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários