Notícias de saúde

Médicos americanos aconselhados a explicar melhor o tratamento a seus pacientes

20 de Maio de 2003 (Bibliomed). Condensar as recomendações médicas de modo a que elas possam ser resumidas a algumas instruções simples pode ser o melhor modo para orientar os pacientes. Esta é a mensagem que a Associação Médica Americana (AMA) está passando esta semana a seus membros.

Segundo observações recentes, até mesmo pacientes de melhor nível de instrução às vezes enfrentam sérios problemas para compreender orientações médicas complexas. Mas, para pacientes que não lêem bem ou que têm dificuldade de entendimento, a compreensão de instruções, até mesmo simples, pode ser ainda mais difícil. Segundo especialistas americanos, se os pacientes não conseguem compreender bem as instruções de seu médico em relação ao tratamento proposto, todos os avanços e novidades da Medicina serão inúteis, e sérias falhas no tratamento irão ocorrer.

A AMA está recomendando que os médicos americanos gastem um minuto extra ao término de uma consulta para perguntar aos pacientes se eles entenderam o diagnóstico, quais as providências que eles devem tomar, e por que estas providências devem ser tomadas. Um paciente se encontra freqüentemente ansioso e sofrendo uma carga emocional durante uma consulta. Os médicos, assim, estão sendo aconselhados falar lentamente e usar linguagem clara, e ajudar a compreensão por parte de seus doentes.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários