Notícias de saúde

Aids vai frear crescimento da população mundial

11 de Março de 2003 (Bibliomed). O crescimento da população global vai ser freado por centenas de milhões de mortes por Aids e uma queda nos níveis de fertilidade no Terceiro Mundo, de acordo com uma previsão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Três anos atrás a ONU previu que a população do mundo cresceria dos atuais 6,3 bilhões para 9,3 bilhões até 2050, mas especialistas que examinam o impacto global da Aids acreditam que a disseminação da doença torne esse número superestimado. Eles acreditam agora que esse total chegará próximo de 8,9 bilhões, uma diferença de 400 milhões de vidas, principalmente por causa da Aids.

O relatório “Perspectivas para a População Mundial” estima que haverá na primeira década deste século 46 milhões de mortes por causa da Aids, nos 53 países mais afetados pela doença. Esse número pode subir para 278 milhões até 2050. “O impacto da epidemia a longo prazo continua medonho. A Aids é uma doença de destruição em massa e não vemos uma vacina sendo produzida logo”, disse Joseph Chamie, especialista da ONU.

Como as previsões da ONU partem da suposição de que as taxas de infecção por HIV vão diminuir depois de 2010, por causa do resultado das campanhas educativas, os números podem ser ainda piores. Isso porque as últimas informações sobre a epidemia mostram que em algumas partes do mundo as taxas de infecção estão crescendo rapidamente. Além disso, não há perspectiva próxima de uma vacina eficiente contra a Aids.

Ainda segundo o relatório da ONU, os “futuros níveis de fertilidade em muitos países em desenvolvimento provavelmente vão cair abaixo de 2,1 filhos por mulher em algum ponto do século 21”. A população mundial será substancialmente mais velha e mais concentrada em cidades do Terceiro Mundo. Até 2050 a Índia terá substituído a China como o país mais populoso do mundo, com 1,531 bilhão de pessoas – 256 milhões a mais do que em 2000.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários