Notícias de saúde

Abstinência de cigarro pode causar efeito colateral

05 de Março de 2003 (Bibliomed). Quem pára de fumar corre mais riscos de desenvolver resfriados, dor de garganta, feridas e aftas na boca até seis semanas de abstinência, mostrou um estudo publicado no último dia 25 na Revista Médica Britânica de Controle do Tabaco. Mas esses problemas são reversíveis e não podem servir de desculpa para manter o vício, ressaltaram os médicos da Escola de Medicina de St. George, responsáveis pelo estudo. “É importante a pessoa estar psicologicamente preparada para os efeitos da abstinência ao fumo, que podem dar a ela menos vontade de continuar sem fumar”, disse Michael Ussher, um dos autores da pesquisa.

Os pesquisadores acompanharam 174 pessoas, depois de uma, duas e seis semanas sem fumar. Na primeira semana de abstinência, pelo menos um terço das pessoas estava resfriado, com dor de garganta, tossindo e espirrando. Na primeira quinzena sem tabaco, a mesma quantidade de pessoas tiveram úlceras. Os autores da pesquisa acreditam que o aparecimento de aftas está relacionado à perda do efeito antibacteriano do fumo, que mata bactérias que defendem o organismo de doenças, mas também aquelas que são nocivas.

Já a maior propensão a resfriados viria de uma redução da atividade do sistema imunológico, que também estaria relacionada ao fumo. “Trata-se de efeitos colaterais inesperados da abstinência. É preciso alertar as pessoas”, disse Ussher.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. São 4 milhões de mortes a cada ano por problemas decorrentes do fumo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, são 200 mil. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), um terço da população brasileira adulta fuma, sendo 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens. A maioria dos fumantes tem entre 20 e 49 anos de idade, mas 90% ficam dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Nessa faixa etária, existem no país 2,4 milhões de fumantes.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários