Notícias de saúde

Fiocruz vai avaliar sistema de saúde do Brasil

23 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Para conhecer melhor as condições de saúde da população brasileira e avaliar o desempenho do sistema de saúde do país, o Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está dando início à Pesquisa Mundial de Saúde, que será realizada simultaneamente em diversos países. Até o princípio de abril, cerca de cinco mil famílias devem ser entrevistadas em todo o país e a divulgação dos resultados deve ocorrer até dezembro deste ano. As informações reunidas serão repassadas à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Ministério da Saúde, para a adoção de medidas que possam melhorar o atual sistema brasileiro.

No estudo, serão aplicados questionários em residências localizadas em 250 setores censitários, que serão sorteados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o Censo de 2000. Em cada setor, os pesquisadores da Fiocruz visitarão 20 residências, nas quais será sorteado um morador para preencher o questionário, de modo que a amostra seja representativa de todas as faixas etárias, sexo e classes sociais. A pesquisa vai atingir um total de 191 municípios, em todos os estados, e já começou no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A Fiocruz designou um coordenador para cada estado, responsável pela equipe de entrevistadores, que ao visitarem as residências devem se identificar através de crachás do Ministério da Saúde. O questionário aborda questões sobre o estado de saúde dos entrevistados, fatores de risco, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, acesso a programas de saúde, qualidade do sistema e gastos das famílias em saúde. Segundo os coordenadores, as informações possuem apenas fins estatísticos, são confidenciais e, durante a pesquisa, os dados de identificação das pessoas e residências serão substituídos por um código. Os coordenadores ressaltam a importância das pessoas consentirem a pesquisa e responderem as perguntas com fidelidade, já que os resultados finais serão utilizados em benefício da própria população.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários