Notícias de saúde

Especialização em Saúde Mental da Ensp completa 20 anos e promove seminário

11 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Diversas atividades gratuitas fazem parte das comemorações dos 20 anos do curso de especialização em saúde mental do Laboratório de Pesquisas em Saúde Mental (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso tem importância nacional, porque vem contribuindo para a formação de vários profissionais no campo da reforma psiquiátrica, da saúde mental e da saúde pública no Brasil.

De hoje até o dia 13, haverá o seminário "Reforma psiquiátrica: subjetividade, história, coletividade", além de peças de teatro, exposições e lançamento de livros. O evento será aberto a profissionais da área da saúde e ao público em geral, a partir das 9 horas, no campus de Manguinhos, no auditório térreo da Ensp (11 e 12/12), e na Tenda da Ciência em Cena da Fiocruz (dia 13/12). As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no local ou pelo e-mail cesm20@ensp.fiocruz.br.

No último dia do evento, às 9 horas, haverá o debate "Subjetividade, cidadania e direitos", sobre a questão da internação involuntária de pacientes psiquiátricos, em relação ao contexto atual de democracia e da aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica. Participarão a professora Maria Arantes, da PUC-RJ, Geraldo Peixoto, pai de um paciente que esteve internado em hospital psiquiátrico, Humberto Jacques, procurador-geral da República e o deputado federal Paulo Delgado (PT-MG), autor da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

A conferência de encerramento será feita à tarde, pelo escritor Moacyr Scliar, internacionalmente premiado e reconhecido, autor de livros como "A orelha de Van Gogh", "Max e os felinos" e "Sonhos tropicais". Após a conferência serão lançados os livros "Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria", de Vera Portocarrero, "A reforma psiquiátrica", de Manuel Desviat, e "Lições de psicanálise 1: sedução e fetiche na comunicação", organizado por Cristiana Facchinetti, além de "Curso de saúde mental - Políticas e instituições", de vários pesquisadores da Fiocruz.

O evento será transmitido pela Rede Fiocruz. Outras informações: (21) 3882-9105/9200 e 2260-5999.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários