Notícias de saúde

Mudanças curriculares serão estendidas a todos os cursos de saúde

09 de Maio de 2003 (Bibliomed). A ampliação do Programa de Incentivos às Mudanças Curriculares em Medicina (Promed) para as demais profissões da área foi anunciada na última quarta-feira pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, durante a abertura do Seminário sobre Incentivo à Mudança na Graduação em Saúde, em Brasília.

Os recursos para a expansão, ainda em fase de definição orçamentária, sairão do Projeto de Expansão da Saúde da Família (Proesf) e do Promed. “Hoje, os profissionais da saúde são formados para um modelo ultrapassado, centrado na hospitalização e na alta especialização. O Brasil precisa de um modelo focado na atenção básica, no Programa Saúde da Família (PSF), e de profissionais com formação generalista, adequados ao Sistema Único de Saúde”, ressaltou o ministro.

Realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o Seminário sobre Incentivo à Mudança na Graduação em Saúde reuniu alunos e professores de 48 escolas médicas, gestores municipais e estaduais de saúde, além de associações de ensino e executivas nacionais de estudantes da área da saúde. O objetivo é ampliar o debate sobre as mudanças curriculares, envolvendo dirigentes de escolas, professores e estudantes.

Outra preocupação apontada durante o evento é que exista uma integração entre os processos de formação na graduação, na pós-graduação e nos hospitais universitários. Os ministérios da Saúde e da Educação ainda estão buscando uma solução para a questão dos recursos de manutenção desses hospitais e disseram que pretendem ampliar seu financiamento ainda este ano. Para Humberto Costa, os hospitais universitários precisam deixar de ser uma ilha isolada do sistema de saúde. “Não queremos transformá-los simplesmente num centro de referência. Ali estão os laboratórios para a formação dos estudantes. Essas unidades têm que interagir com a comunidade e este seminário é um passo para o aprofundamento dessa discussão”, disse.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários