Notícias de saúde

Droga Moderadora do Colesterol Reduz Risco de Derrame

BOSTON (Reuters) - A droga anticolesterol pravastatina pode fazer mais que prevenir um ataque cardíaco, de acordo com uma pesquisa financiada pelo fabricante de droga e chefiada por Harvey White, do Green Lane Hospital, em Auckland, Nova Zelândia. Para os que sofrem de doenças cardíacas, o medicamento também pode ajudar a diminuir o risco de derrame.

Conforme os pesquisadores, a droga pravastatina, pode ajudar a diminuir o risco de derrame em 19 por cento das pessoas que já sabem que têm doença cardíaca. O resultado foi publicado no New England Journal of Medicine.

Pesquisas anteriores sugeriram que os níveis de colesterol não afetam a probabilidade do derrame, a segunda causa de mortes nos Estados Unidos. Mas a pesquisa com 9.014 pessoas que sobreviveram a um ataque cardíaco ou tiveram uma história de angina instável verificou que 3,7 por cento dos pacientes que receberam pravastatina sofreram derrame, comparados a 4,5 por cento dos voluntários que receberam placebo.

Como a diferença foi quase estatisticamente significativa, os pesquisadores concluíram que o pravastatina tem um efeito moderado na redução do risco de derrame por qualquer causa entre pessoas que já sofreram ataque cardíaco.

Conforme a equipe, reconhecer que a droga pode prevenir derrame e doença cardíaca poderia levar a um uso mais difundido da terapia para baixar os lipídios.

Os pesquisadores não observaram se a droga poderia ajudar pessoas saudáveis que tomaram pravastatina para tratar níveis de colesterol eram altos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários