Notícias de saúde

OMS homenageia experiência brasileira de combate ao diabetes

01 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Considerado como uma das mais bem sucedidas intervenções governamentais para combater o diabetes no mundo, o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus será homenageado este mês em Genebra, na Suíça, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2000, o programa busca reorganizar e ampliar o atendimento aos portadores de hipertensão arterial e diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com estados, municípios e entidades representativas.

Segundo a OMS, o plano desenvolvido se destaca principalmente por ser a primeira iniciativa a inserir as doenças na agenda pública de saúde de todo o país, por meio de campanhas nacionais e mobilização de profissionais da área. E, também por enfocar o diagnóstico, tratamento e prevenção das complicações das doenças no nível da atenção básica de saúde, com a capacitação de profissionais e multiplicadores em unidades básicas e equipes de saúde da família. Mais de 15 mil profissionais já foram capacitados pelo programa, número que deve chegar a 30 mil até o fim de 2002.

Na campanha nacional de detecção de diabetes, realizada entre março e abril de 2001, foram feitos 21 milhões de testes de glicemia capilar e identificados 3,2 milhões de suspeitos de diabetes. Já na campanha de detecção de hipertensão, realizada entre novembro e dezembro de 2001, foram feitos 11 milhões de exames e identificados 4 milhões de suspeitos. Todos os exames considerados suspeitos foram reencaminhados à rede de saúde para confirmação do diagnóstico, e os profissionais estão sendo capacitados para o tratamento dos pacientes das duas doenças. O Ministério da Saúde está investindo R$ 100 milhões por ano para oferecer tratamento e medicação gratuitos para 9 milhões de hipertensos e 3 milhões de diabéticos cadastrados.

A experiência brasileira está sendo apresentada no III Congresso Mundial de Diabetes e suas Complicações, que acontece em Hong Kong de 29 de setembro e 1o de outubro.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários