Notícias de saúde

Alimento trará alerta sobre reações adversas de corante

30 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Está em consulta pública uma proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que propõe modificação na rotulagem de alimentos que utilizam o corante amarelo Tartrazina (Amarelo FD&C nº 5). Os alimentos que contêm o aditivo passariam a apresentar no rótulo, de forma clara, visível e destacada, a frase de advertência "Este produto contém o corante Tartrazina que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis". A proposta atende solicitação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e de órgãos de defesa do consumidor estaduais que encaminharam à Anvisa denúncias de consumidores, especificamente crianças, que apresentaram reações alérgicas, como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária, eczema e dor de cabeça.

Apesar da baixa incidência de sensibilidade à Tartrazina na população (3,8% nos Estados Unidos), é importante informar a presença da substância, pois as reações alérgicas podem ser confundidas com efeitos colaterais ao princípio ativo dos medicamentos. No Brasil, a advertência já é feita em medicamentos, desde abril deste ano. O corante amarelo está presente principalmente nos antidepressivos e em alguns analgésicos. Estudos apontam que de 13% a 22% das pessoas que apresentam alergia ao ácido acetilsalicílico também manifestam as mesmas reações quando ingerem a Tartrazina.

Nos Estados Unidos o Food and Drug Administration (FDA) tem recolhido do mercado todos os alimentos que contêm este corante sem a menção no rótulo ou na lista de ingredientes, emitindo alertas no sentido de não permitir a comercialização e importação destes produtos.

Críticas e sugestões à proposta podem ser enviadas, até o dia 23 de setembro, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no endereço SEPN 515, Bloco "B" Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70.770.502 ou Fax: (61) 448-1080 ou E-mail: alimentos@anvisa.gov.br. Terminado o prazo, a Anvisa publicará a consolidação do texto final na forma de resolução.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários