Notícias de saúde

Menos de 10% do esgoto no País é tratado

28 de Agosto de 2002 (Bibliomed). A água é um dos principais desafios da Rio+10, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que acontece até o dia 4 de setembro em Joanesburgo, na África do Sul. "Em 17, das 27 capitais do Brasil, o tratamento de esgoto é 0%", denunciou o presidente da Fundação Biodiversitas, Roberto Messias, acrescentando que a média nacional é de menos de 10%, muito abaixo que os 50% recomendados.

Não apenas a qualidade da água está ameaçada, como também a quantidade. O presidente da Biodiversitas explicou que o desmatamento e as queimadas são os principais responsáveis pela seca dos rios. Em 2000, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia, registrou 160 mil focos de incêndio. Para se ter uma idéia, 93% da Mata Atlântica que existia no país na época do descobrimento já foram destruídos. Isso é um problema mundial. Segundo a World Resources Institute (WRI), organização não-governamental com sede em Washington (EUA), 14,6 milhões de hectares de matas são destruídos a cada ano no mundo e, se nada mudar, 40% das florestas atuais estarão destruídas nos próximos 20 anos.

Na opinião do presidente da Biodiversitas, as coisas pioraram muito desde que foi realizada a ECO-92, no Rio de Janeiro. 'Apesar da consciência maior de alguns países, tudo piorou. O mundo está mais ameaçado hoje que há dez anos. Ficam duas perguntas: por que piorou e o que fazer a partir de agora? As ações serão feitas com dez anos de atraso e com agravamento da situação, não é um processo nem fácil, nem rápido", avaliou.

No dia 29 de agosto, Roberto Messias será o mediador brasileiro da teleconferência sobre meio ambiente, que integrará o mundo a Rio+10. A teleconferência será transmitida de Brasília e terá a participação de diversas autoridades da causa ecológica. No dia 25 de setembro, ele irá coordenar o painel de abertura da 5ª Conferência Latino Americana sobre Meio Ambiente (Ecolatina), em Belo Horizonte.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários