Notícias de saúde

Risco de câncer de mama é menor em mulheres que amamentam

24 de Julho de 2002 (Bibliomed). Além dos benefícios que o leite materno traz aos bebês, os cientistas encontraram mais um motivo para que as mães amamentem seus filhos: quanto mais tempo a mulher amamenta, maior a proteção contra o câncer de mama. Cientistas britânicos analisaram os dados de 47 pesquisas realizadas em 30 países, envolvendo 50 mil pacientes com câncer de mama e 100 mil voluntárias saudáveis, e descobriram que cada ano que a mulher amamenta diminui em 4,3% a probabilidade de desenvolver câncer de mama. “Demonstramos que o prolongamento do período de aleitamento e a geração de mais filhos reduzem as taxas de tumor de mama”, comemorou Valerie Beral, da entidade Cancer Research, na Grã-Bretanha.

Os resultados da pesquisa ajudam a explicar porque as taxas de tumor de mama são tão baixas nos países em desenvolvimento - onde as mulheres geram em média de seis a sete filhos e amamentam cada criança até os dois anos de idade - em comparação aos índices da enfermidade nos países mais ricos - onde as mães têm de dois a três filhos e amamentam os filhos apenas por dois ou três meses. Nos Estados Unidos, 50% das mães optam por não amamentar, na Europa esse índice é de 25%.

Os cientistas estimam que se as mulheres amamentassem cada filho por um período adicional de seis meses diminuiriam o risco de desenvolver tumor de mama de 6,3% para 6%, reduzindo em mais de mil o número de casos da doença por ano apenas na Grã-Bretanha.

Os cientistas ainda não sabem porque a maternidade e o aleitamento reduzem o risco de câncer de mama, mas acreditam que isso esteja relacionado com os hormônios e o comportamento reprodutivo. O câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e diversos fatores aumentam a probabilidade de se desenvolver a doença, como história familiar da doença, puberdade prematura, menopausa atrasada e ausência de filhos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários