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Ministério da Saúde Lança Novo Anúncio de Combate ao Fumo

Começou a ser veiculado, a partir do último fim de semana, o novo filme da campanha publicitária de combate ao fumo, do Ministério da Saúde. O filme faz uma retrospectiva da vida do jornalista José Carlos Gomes, que fumou durante 50 anos. O jornalista, que iniciou o vício aos 12 anos, conta que o cigarro sempre trouxe uma imagem de sedução, glamour e elegância.

Durante o anúncio, são mostradas fotos de José Carlos em eventos com pessoas famosas e logo depois aparece o jornalista em uma cadeira de rodas, com as pernas amputadas e sem o movimento dos braços por causa de uma artrite, uma vasculite e um derrame provocados pela nicotina. O jornalista aposentado diz no filme que essa é a imagem atual dele, doente e dependente para o resto da vida por causa do vício. No final do anúncio aparece a mensagem: "Essa propaganda o cigarro não faz."

José Carlos, que chegou a fumar cinco maços de cigarro por dia, não conseguiu abandonar o vício nem quando um médico o alertou sobre a possibilidade de perder as pernas e até a vida. Quando teve as pernas amputadas, o jornalista já estava com os dedos praticamente deteriorados e com muitas bolhas na região afetada. Mesmo após largar o cigarro em 1993, José Carlos sofreu um derrame em 1997 que o deixou sem a movimentação da mão direita. Um ano depois, outro derrame agravou os movimentos do lado direito."Estou vegetando há seis anos, graças aos 50 anos que fumei", diz o jornalista.

Campanha

A campanha do governo contra o fumo, que foi apresentada no dia 24 de maio deste ano, é composta de folders, outdoors, anúncios de revista e TV. O filme que iniciou a campanha mostrava um traficante e fazia relação com os filmes publicitários de cigarros, que associam o fumo ao esporte, bem-estar e sensualidade. Também no mesmo mês foi realizado o fórum Mídia e Tabaco: O marketing do cigarro - enxergando através da fumaça, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Nessa ocasião, o ministro da Saúde, José Serra, apresentou o projeto de lei que prevê a proibição da propaganda de cigarro e o patrocínio de eventos pela indústria tabagista.

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