Notícias de saúde

Associação Brasileira de Parkinson Oferece Atendimento Gratuito

Os portadores da doença de Parkinson já contam com o atendimento integrado gratuito que está sendo feito pela a ABP - Associação Brasileira de Parkinson. A ABP é uma entidade filantrópica e já conta com três mil associados e não cobra taxa de adesão.

O atendimento psicológico da ABP é feito não apenas para paciente, mas também para o familiar que cuida do portador da doença. Além disso, a associação oferece ainda outras atividades como cursos e oficina de artesanato, arte, clube de xadrez, bazar beneficente, realização de palestras, coral, entre várias outras tarefas.

Doença

A mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa e progressiva que provoca várias dificuldades de movimentos. Ela é causada pela morte de neurônios em uma área profunda do cérebro, chamada de substância negra. Os primeiros sintomas da doença são a depressão, perda da memória , tremor nas mãos, pés e queixo, normalmente em repouso; rigidez dos membros, pescoço e tronco; raciocínio lento, entre outros.

O tratamento é centrado a base de medicamentos com o objetivo de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Em determinados casos pode ser indicada a realização de cirurgia. O mal de Parkinson atinge entre 0,2% a 1% da população com mais de 60 anos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários