Notícias de saúde

Endometriose será tema de debate na Câmara dos Deputados

06 de Junho de 2002 (Bibliomed). Os deputados estaduais devem discutir a necessidade de se ampliar o acesso e melhorar a qualidade do tratamento da endometriose nas unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou o Projeto de Lei (PL 6836/02) à Mesa Diretora da Câmara de Deputados, provocando o debate sobre o assunto.

O texto atribui ao Ministério da Saúde a responsabilidade de implementar serviços públicos ou conveniados a instituições privadas. O projeto será encaminhamento às comissões técnicas da Câmara. Segundo o deputado, o projeto de lei pretende dar à população feminina, principalmente a de faixa mais carente, a possibilidade de tratamento para o mal que reduz a qualidade de vida da mulher e gera transtornos.

A endometriose pode ser definida como a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. O endométrio é uma mucosa existente no interior do útero. Há estimativas de que 5% a 15% das mulheres em idade reprodutiva sejam portadoras da doença.

Apresenta sua maior incidência na raça branca, sobretudo em mulheres com baixa taxa de fertilidade. O local mais freqüente de ocorrência é o ovário. Em cerca de 50% dos casos ambos são comprometidos.

A prevalência da endometriose em mulheres de 15 a 45 anos varia de aproximadamente 1 a 7%. O risco da doença é maior quando a mulher apresenta anomalias uterinas, ciclos menstruais curtos, abundantes e com duração superior a oito dias.

Deve-se suspeitar da doença ao perceber dor pélvica contínua; persistência do aumento de dor menstrual que não melhora com medicação convencional; esterilidade; dor durante a relação sexual; tensão pré-menstrual e dor ao urinar com presença de sangue na urina.

O diagnóstico deve ser feito após exame ginecológico. Se o médico julgar necessário, solicitam-se exames de ecografia pélvica; laparoscopia pélvica e estudo histiopatológico das imagens suspeitas.

O tratamento deve ser individualizado, levando-se em conta uma série de aspectos que incluem a idade da paciente, os desejos de fertilidade futura, a extensão da lesão e a gravidade dos sintomas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários